COMUNICADO – CALOR: RECOMENDAÇÕES FACE À PREVISÃO DE TEMPERATURAS MUITO ELEVADAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS
23-JUL-2024
Por indicação da Senhora Diretora-Geral da Saúde Dra. Rita Sá Machado, face à previsão de temperaturas muito elevadas para os próximos dias, deixamos infra as recomendações para as quais solicitamos a Vossa melhor atenção e disseminação.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê manutenção das temperatura muito elevadas nos próximos dias, podendo as temperaturas máximas atingir valores superiores aos 40°C, sendo que em algumas zonas poderá atingir pontualmente os 42ºC. As noites terão temperaturas mínimas elevadas, com valores superiores a 20°C em grande parte do território, podendo mesmo ser de 25°C em alguns locais do Algarve, Alentejo e na Beira Interior. No seguimento do trabalho parceiro que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos anos, vimos reforçar a necessidade do reforço e ativação das seguintes recomendações, por forma a minimizar o impacto das temperaturas muitos elevadas que se fazem sentir.
Importa reforçar a importância para a saúde, de nos mantermos hidratados, informados e frescos, seguindo as seguintes recomendações:
- BEBA ÁGUA, PELO MENOS 1,5 LITROS/DIA O EQUIVALENTE A 8 COPOS;
- MANTENHA-SE INFORMADO ATRAVÉS DAS PÁGINAS DA DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE,MANTENHA-SE INFORMADO ATRAVÉS DAS PÁGINAS DA DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE, EM WWW.DGS.PT [http://www.dgs.pt/] E DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA EM WWW.IPMA.PT [http://www.ipma.pt/] E DA AUTORIDADE NACIONAL DE EMERGÊNCIA E PROTEÇÃO CIVIL EM WWW.PROCIV.PT [http://www.prociv.pt/];
- PROCURE MANTER-SE NUM AMBIENTE REFRIGERADO PELOS MENOS 2 A 3 HORAS POR DIA. ESPAÇOS COMO BIBLIOTECAS, ASSOCIAÇÕES, IGREJAS OU CENTROS COMERCIAIS PODEM SER ALTERNATIVAS;
- SE TEM FAMILIARES COM DOENÇA CRÓNICA, PESSOAS IDOSAS OU ISOLADAS, MANTENHA O CONTACTO E REFORCE A IMPORTÂNCIA DE SEGUIR ESTAS RECOMENDAÇÕES.
Mais informação pode ser obtida na página da Direção-Geral da Saúde em www.dgs.pt [http://www.dgs.pt/] ou através do Centro de Atendimento do SNS: 808 24 24 24.