Recrutamento de Agentes Eleitorais – Eleições Europeias 2024

18-ABR-2024

Recrutamento de Agentes Eleitorais – Eleições Europeias 2024

ELEIÇÕES EUROPEIAS – FUNCIONAMENTO DAS MESAS DE VOTO
ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A BOLSA DE AGENTES ELEITORAIS E PARA RECRUTAMENTO DE TÉCNICOS DE APOIO INFORMÁTICO


As eleições para o Parlamento Europeu realizam-se no próximo dia 9 de junho. Enquanto elemento das mesas de voto, ou enquanto técnico de apoio informático, se verificar que tem disponibilidade e em conformidade com o seu próprio perfil e competências, participe e dê o seu contributo cívico para a realização de mais este ato eleitoral democrático.

- Inscrição na Bolsa de Agentes Eleitorais – até dia 6 de maio –

Se gostaria de dar o seu contributo enquanto membro de uma mesa de voto, inscreva-se até ao dia 6 de maio na sua Junta de Freguesia e faça parte da Bolsa de Agentes Eleitorais. O formulário de inscrição está disponível aqui: https://www.jf-alvercasobralinho.pt/autarquia/16-eleicoes/28

Os agentes eleitorais exercem funções de membros das mesas nas secções de voto, tendo direito a uma gratificação pelo exercício dessas funções.

Para mais informações consulte o edital da Câmara Municipal: https://www.jf-alvercasobralinho.pt/ficheiros/fic1076_1713428610.pdf ou visite o portal do eleitor em: https://www.portaldoeleitor.pt/pt/Pages/default.aspx

 

- Recrutamento de Técnicos de Apoio Informático – até dia 30 de abril –

Neste ato eleitoral, vai ser usada pela primeira vez e em todas as Secções de Voto, cadernos eleitorais desmaterializados, acessíveis apenas através de equipamentos informáticos de acesso exclusivo.

Para garantir eficácia e o sucesso deste novo processo, será necessário assegurar a presença de um Técnico de Apoio Informático (TAI) por cada mesa de voto, credenciado pela Administração Eleitoral.

As inscrições estão abertas até ao dia 30 de abril, através do seguinte link: https://formularios.iefp.pt/index.php/536914?lang=pt. Será dada preferência a cidadãos com o 12º ano escolar ou frequência no ensino superior, preferencialmente nas áreas de formação tecnológica de informática ou de sistemas de informação e de comunicações. Também neste caso, os Técnicos de Apoio Informático terão direito a uma gratificação correspondente ao número de dias em que será necessária a sua disponibilidade.

Para mais informações, consulte: https://www.cm-vfxira.pt/cmvfxira/uploads/writer_file/document/33512/informacao_tai.pdf ou envie email para eleições@cm-vfxira.pt .

 

- Plataforma NAU disponibiliza ações de formação específicas –

Através da plataforma NAU - infraestrutura técnica de publicação e serviços de acompanhamento de cursos online para grandes audiências, desenvolvida e gerida pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – , estão disponíveis 3 cursos de formação online gratuitos, especificamente dedicados a quem queira desenvolver funções nas mesas de voto:

Agentes Eleitorais – Membros de Mesa - https://www.nau.edu.pt/pt/curso/agentes-eleitorais-membros-de-mesa/
Membros de mesa – Voto antecipado em mobilidade - https://www.nau.edu.pt/pt/curso/membros-de-mesa-voto-antecipado-em-mobilidade/
Membros de mesa – Cadernos Eleitorais Desmaterializados - https://www.nau.edu.pt/pt/curso/membros-de-mesa-cadernos-eleitorais-desmaterializados/


  • Partilhar